segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

L-Carnitina. Acetil l-carnitina

o-que-e-a-l-carnitina
O nutriente L-Carnitina é utilizado por quem pretende melhorar o condicionamento físico rapidamente. Ao mesmo tempo ajuda o corpo a produzir mais energia e a fazê-lo perder peso, enquanto aumenta as defesas imunológicas, desenvolve as faculdades mentais e baixa os níveis de colesterol e triglicerídeos.
A L-Carnitina é uma substância natural, produzida pelo corpo, mas, pode também ser consumida através de cápsulas, líquidos ou alimentos, já que é encontrada na proteína animal.
Normalmente os vegetarianos não consomem este nutriente, o que faz com que precisem de maiores quantidades de L-Carnitina do que os que consomem proteínas animais.
Como a L-Carnitina é produzida
O corpo produz L-Carnitina naturalmente através da Lisina, da Metionina, das Vitamina C, B3 e B6, bem como do Ferro. Uma vez que este nutriente não é produzido pelo corpo em grande quantidade, para aumentar as suas potencialidades benéficas recomenda-se a ingestão de suplementos que o contenham.
Uma vez que não é uma substância tóxica não há contra indicações ao uso da L-Carnitina. A maioria dos adultos consome em média 50 mg por dia, um valor considerado insuficiente.
Tipos de Carnitina
Para além da L-Carnitina, há também a D-Carnitina. Nos casos o “D” (ou dextro molécula) possui rotação para a direita. Mudando a posição, mudam as propriedades químicas, o que acontece com a L-Carnitina. Ela não é recomendada para o consumo humano e não está presente nos alimentos, ao contrário da L-Carnitina, cuja orientação é para a esquerda.

Acetil l-carnitina




A acetil l-carnitina ou ALC (como também é conhecida) é uma forma específica de carnitina que para além de ser mais eficiente que a carnitina normal, tem ainda a particularidade de optimizar a função cerebral.
A acetil l-carnitina protege o cérebro, retardando o seu envelhecimento, melhora a memória através de um aumento da capaciadade de concentração e ainda protege e trata demência senil. Vários estudos comprovam melhoras em doentes de Alzheimer e com debilididade mental quando administrados com doses de 3 gramas diárias de acetil l-carnitina. Esta quantidade de acetil l-carnitina é perfeitamente aceitável sem nenhum risco de intoxicação. Alguns estudos que a testaram em animais demonstraram ainda que a acetil l-carnitina pode ter efeitos muito benéficos na prevenção de Parkinson. Concluindo, podemos dizer que a suplementação com acetil l-carnitina apartir dos 40 anos pode ter um efeito protector do cérebro.
A ALC ou acetil l-carnitina é um nutriente produzido de forma natural pelo nosso organismo e tem como função o transporte de ácidos gordos na mitocondria. A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares, sendo importante para a respiração celular. Esta é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigénio e glicose, as quais são processadas e convertidas em energia na forma de ATP. Como a principal função da mitocôndria é a libertação de energia, esta verifica-se em maior quantidade nas células do sistema nervoso e no coração, pois estes são os que exigem mais energia.
Há estudos demonstram o efeito protector do cérebro da acetil l-carnitina mediante os receptores sensíveis de glumato, que normalmente começa a diminuir os seus níveis com a idade. O glumato é um aminoácido que não chega apenas ao cérebro a partir da corrente sanguínea. O cérebro sintetiza-o a partir da glicose e de outros nutrientes. O glumato é o principal neurotransmissor excitatório no cérebro: quantidades mínimas deste podem desencadear potenciais de acção.
Estes estudos comprovaram ainda que a acetil l-carnitina previne a formação de lipofucsina (pigmento) e melhoramentos na irrigação cerebral.
A ALC previne os danos cerebrais que ocorrem quando há falta de oxigénio nas células nervosas.
Á medida que os anos passam, os níveis de acetil l-carnitina no cérebro diminuem, por isso para melhorar o seu funcionamento aconselha-se que tome suplementos de acetil l-carnitina apartir dos 40 anos. A dose recomendada é de 500mg por dia tomados pela manhã com o estômago vazio.
A acetil l-carnitina é também recomendada se necessitarmos de proteger a nossa função cerebral ou quando estamos com stress mental.
Quando queremos aumentar as nossas fontes de energia, a acetil l-carnitina é também a solução ideal, pois esta tem a grande vantagem de transformar a gordura em energia, o que ajuda a díminuir bastante os níveis de gordura nos triglicéridos do sangue.

http://www.lcarnitina.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário